Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Reflexões do Pr. Elias Rodrigues

"Deixa Deus Falar Com Você"

Reflexões do Pr. Elias Rodrigues

"Deixa Deus Falar Com Você"

INVEJA E INVEJOSO

O que é a Inveja?

 

 

       Entende-se por inveja o desejo exagerado, desenfreado e as vezes até mesmo, violento, de possuir o que a outra pessoa tem; ao ver que a outra pessoa, por exemplo, um carro, um bom emprego, ou até mesmo um casamento feliz, você  passa a fazer tudo para ter algo ‘igualzinho’ ao que a pessoa tem. Conta-se de mulheres que ‘morrem’ de inveja da gravidez de outra e ate mesmo pessoas obesas que desejam tão invejosamente serem como seus conhecidos magros.

    Um outro desdobramento que tem a inveja é quando o invejoso, ao perceber que não consegue ter o que o outro tem, passa a desejar que o outro ‘perca’ o que tem. Um exemplo seria uma pessoa obesa que passa a ‘torcer’, e ate absurdamente ‘orar’ para que a outra pessoa passe a ser obesa como ela.

   

 

O que a Bíblia Diz Sobre a Inveja?

 

    A Bíblia trata a Inveja como um pecado, embora relate casos de invejas, não a elogia, muito menos a aprova; é preciso sempre lembrar que os erros, mesmo dos personagens  mais querido, estão na Bíblia para nos servir de exemplo, de parâmetro para que não cometamos os mesmos. A Bíblia não esconde erro de ninguém, nem mesmo dos maiores vultos de sua historia.  Por exemplo:

  • AbraãoÉ o Pai Da Fé – A Bíblia o mostra mentindo – Gn 12.10-20 – Para nos ensinar com as Conseqüências de Seu erro;
  • MoisésO Amigo de Deus – A Bíblia o mostra matando – Ex 3.11-15 – Para mostrar que não é pela nossa força que conquistaremos o que Deus tem para nós.
  • DaviHomem Segundo o Coração de Deus – A Bíblia o mostra Adulterando – II Sm 11.1-27 – Para nos ensinar a cerca da família, de fato Davi perdeu o controle de sua casa como ‘conseqüência’ de seus atos.

    De forma conclusiva então fica claro que a Bíblia é contra a inveja, a mostra, relata casos de inveja para fins educativos. Veremos a seguir o que de fato fala a Escritura sobre isto.

  • Proibida – Sl 37,1 – Pv 3,31 – 23,17 – Gl 5,26
  • Faz Mal até mesmo a saúde – Pv 14,30
  • A Inveja só se manifesta na ausência do Amor – I Cor 13,4.
  • Está entre as Proibições dos 10 Mandamentos – Ex 20,17  - Cobiça  é um desejo por riqueza material, ganância, um sentimento de avareza de querer possuir bens materiais independente se para isto outra pessoa seja prejudicada.

 

    A Inveja é  considerado pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual

 

Malefícios da Inveja

 

    A inveja não pode por si só fazer mal a ninguém, o que de fato prejudica não é simplesmente ser alvo de uma inveja, mas sim, ser alvo dos ataques de invejosos. Por exemplo: 

  • Alguém ter inveja de mim não me prejudica – Alguém por inveja falar mal de mim, prejudica;
  • Alguém ter inveja de meu carro, não me prejudica -  Alguém por inveja destruir meu carro, prejudica;
  • Alguém ter inveja de meu trabalho, não prejudica – Alguém por inveja tentar me tirar do meu trabalho ou destruir minha imagem no trabalho, prejudica.

 

Em resumo:

 

    O que me prejudica não é a inveja, mas o invejoso.

 

    Ao saber, notar, perceber que alguém me tem inveja, não devo permitir que isto, esta descoberta me deprima ou me faça recuar em minhas realizações, pelo contrário, a Bíblia conta que:

  • Quando  José sonhou seus irmãos o invejaram e tentaram lhe prejudicar, ele por sua vez, teve ainda outro sonho – Gn 37.5-9.
  • Quando Isaque percebeu a inveja dos que entupiram os poços que ele cavou, foi lá e cavou outro poço – Gn 26.18-22

 

    Uma observação importante é relembrar que o que prejudica-nos é o invejoso, portanto ele pode planejar e maquinar coisas terríveis para nos destruir. Nunca então subestime o poder de um invejoso.

 

 

Ninguém é vitima de inveja, e sim vitima de invejoso.


 

 

Pr. Elias Rodrigues

Março 2012

 

www.eliasrodrigues.net